top of page

Literatura Além da Escola: o primeiro encontro de 2016

Na última sexta-feira, dia 18 de março, aconteceu o retorno da Confraria Literária do Colégio de Aplicação. Depois de alguns meses de férias, o primeiro encontro de 2016 finalmente chegou. Literatura Além da Escola foi o título escolhido para esse Café Literário, que contou com a presença de grandes convidados.

Rogerio Christofoletti, Marisa Fantin, professora Arlyse Ditter e Lourival Francisco.

O Café recebeu o professor e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC, Rogerio Christofoletti, o analista de sistemas e criador do grupo Leitores em Floripa, Lourival Francisco e a médica homeopata que usa a literatura como parte do processo de cura, Marisa Fantin. Infelizmente a jornalista Ana Paula Laux, uma das autoras de Os Melhores Detetives do Mundo, que também era convidada da noite não pode comparecer, mas esteve representada por seu filho.

O evento começou com o tradicional café coletivo no qual alunos, professores e convidados confraternizaram e logo em seguida sentaram em roda para a apresentação dos novos confrades, para assistir o novo vídeo de apresentação da Confraria e se prepararem para começar mais um encontro literário.

Um dos assuntos da noite foram as histórias de como cada um dos convidados se tornou um leitor. Como surgiu a paixão pela literatura? Qual a influência dos livros na vida de cada um? Como surgem os leitores?

A médica Marisa trouxe várias das suas experências pessoais, dentre elas o uso da literatura como rémedio. Ela contou que além da homeopatia, ainda indica livros de acordo com a necessidade dos pacientes. Marisa também fez uma doação de livros para a Confraria.

Depois foi a vez do analista de sistemas, Lourival Francisco, contar como os livros entraram na sua vida. Criador de um grande grupo de leitores de Florianópolis, ele narrou como descobriu o poder dos livros por volta dos trinta anos e como se envolver no mundo literário o proporcionou várias experiências. O grupo Leitores em Floripa conta com quase 400 membros e é um espaço para discutir e compartilhar todos os tipos de livros e trocar conhecimentos.

O jornalista e escritor Christofoletti contou como iniciou sua vida de leitor e como os livros foram importantes amigos (e aliados) na sua juventude. Ele também trouxe discussões envolvendo o atual cenário político do Brasil e indicou o livro Fahrenheit 451, do qual leu um pequeno trecho. O romance escrito por Ray Bradbury é uma ficção científica publicada em 1953 e retrata um mundo onde os livros, o pensamento crítico e a opinião própria são reprimidos e censurados.


Para ver mais fotos acesse: Literatura Além da Escola

bottom of page