top of page

Sobremesa Literária: Mario Quintana

A primeira Sobremesa Literária do ano aconteceu ontem, dia 13 de abril, na Biblioteca do Colégio de Aplicação - UFSC e contou com a participação de 30 confrades. O encontro que começou por volta do meio dia e durou cerca de uma hora tratou sobre Mario Quintana, importante poeta brasileiro.

Como de costume, o evento começou com a apresentação do tema da Sobremesa e dos novos confrades. Estavam presentes pela primeira vez 16 participantes.

Logo em seguida foi o momento de falar sobre o grande convidado do dia: o irônico Mario Quintana. O poema A Rua dos Cataventos foi o escolhido para abrir a conversa sobre essa grande figura brasileira e já começar uma discussão sobre a vida de Quintana e as temáticas abordadas nas obras do autor. Depois chegou a vez de falar do poema Seiscentos e Sessenta e Seis e de conversar sobre as mudanças e amadurecimentos de estilo, chegando ao tão admirado tom irônico; a transição entre uma influência simbolista e árcade para ir ao encontro de influências modernistas.

Para finalizar, foi lido o grande poema O Adolescente. O motivo da escolha? A maioria dos presentes eram alunos adolescentes. Para completar a interpretação conjunta do poema, foi apresentado um vídeo elaborado por um usuário do youtube no qual o poema é apresentado juntamente com a música Céu Azul, da banda Charlie Brown Jr.

O encontro acabou com a confraternização dos participantes, que aproveitaram as sobremesas do dia, degustando por mais um tempo o gostinho de poesia.

Para ver mais fotos acesse a nossa galeria.

bottom of page