top of page

Café Literário com Murilo Rubião

O Café Literário sobre Murilo Rubião aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 15 de abril. O encontro recebeu como convidado o ilustre Professor João Nilson, que fez sua dissertação de mestrado sobre Marina, a intangível de Murilo Rubião. O Café reuniu 28 confrades, sendo que 5 deles participavam pela primeira vez de algum evento da Confraria.

A mesa estava posta e os confrades aguardavam ansiosamente o sinal verde para comer. Logo depois do café, foi a vez de todos fazerem um semicírculo e assistirem o vídeo de apresentação da Confraria.

O professor João Nilson começou pedindo que cada um enchesse um balão e fizesse um pedido em segredo. A razão disso só seria explicada no final do encontro. Bárbara foi o conto escolhido para abrir a conversa sobre Murilo Rubião. O texto, que foi lido de maneira coletiva, conta a história de uma mulher que tinha muitos desejos e que, a medida que sua ambição aumentava, seu peso também o fazia. Bárbara era ambiciosa e seus desejos egoístas, o que representa um pouco do ser humano.

E junto com a leitura do texto, veio um leque de memórias e experiências que o Professor João compartilhou com todos. Seu interesse por Murilo Rubião surgiu próximo ao início do seu mestrado e para que ele fosse tema de sua dissertação, muito chão precisou ser percorrido. João trocou cartas com Murilo e em 2012 foi à Minas Gerais fazer seu pós-doutorado vasculhando os arquivos do autor.

Murilo Rubião era mineiro. Nasceu no dia 1 de junho de 1916 e morreu aos 75 anos, em 1991. Era formado em direito, mas foi jornalista e escritor. Este ano comemora-se o centenário do autor.

A noite ainda contou com a presença de integrante da equipe do TJ UFSC, telejornal estudantil diário do curso de Jornalismo da UFSC. O link da matéria feita sobre a Confraria você confere clicando aqui.

Para ver mais imagens da noite, acesse nossa galeria!

bottom of page