top of page

Sobremesa Literária "Quando os livros de história são os discos: O Ritmo e a Poesia"

A Sobremesa Literária do mês de maio aconteceu dia 19, às 12:30h. O convidado desse encontro foi professor de física Kleber Briz. Amante da música e da poesia ele juntou as duas paixões e foi contar aos confrades um pouco mais sobre a poesia no Hip Hop, sobre a história do Rap e também sobre os artistas que fazem parte dela.


Kleber começou sua fala perguntando aos confrades o que é poesia e logo em seguida apresentou a Cultura Hip Hop. "O Hip-Hop nasceu quando nas periferias de Nova York (e depois por todo o mundo) buscavam alguma maneira de se expressar, ganhar voz." contou ele. E para quem achava que os discos eram apenas músicas, Kleber mostrou que esse pensamento estava equivocado.

Exibindo todo seu conhecimento sobre o assunto, ele explicou que cada disco segue uma linha de pensamento e temática. Os discos são como livros, que contam histórias (essas muitas vezes se misturam com a história dos próprios artistas que cantam) e enfeitam com poesia uma realidade muitas vezes cruel.

Um dos cantores que Kleber apresentou na Sobremesa, foi a brasileira Karol Conká. Natural do Paraná, Karol é rapper e compositora. Suas letras falam, entre vários assuntos, do empoderamento feminino.

Lá vai ela toda, toda só tirando onda

Saiu pelas ruas sabendo onde vai chegar

Sagacidade monstra a mente já tá pronta

Virou a esquina correu pra se libertar

Hoje ela não vai voltar, nem a espere pra jantar

Foi absorver toda adrenalina que tá no ar

Deixa ela vai! Cada um sabe o que faz

E da janela a mãe dela acende vela e pede proteção ao Pai

- Sándalia. Karol Conká

Kleber também indicou o livro Poesia para Encher a Laje, do MC Renan "Inquérito". A obra é composta por 68 poesias que abordam assuntos atuais, temas sociais, cotidianos e é resultado da vivência que o autor tem com o Hip Hop, poesia e educação.

Só quem encheu a laje vai poder tomar sol

"Só quem encheu a laje vai poder tomar sol"

Confira mais fotos do evento na nossa galeria. Clique aqui.


bottom of page