top of page

Café Literário: Constantinus Kaváfis

O Café Literário sobre o poeta grego Constatinus Kaváfis aconteceu na última sexta-feira, dia 17. O evento foi coordenado pela professora de teatro Nara Wedekin e contou com a presença de 13 confrades.

Após o lanche, a professora Nara contou como conheceu o poeta grego falou um pouco sobre a história de vida de Kaváfis.

O poeta nasceu em uma colônia grega, em Alexandria (Egito), porém morou na Inglaterra, onde foi alfabetizado. Sua vida foi inquieta, mudando-se vez ou outra de casa e trabalhando em diferentes lugares, como por exemplo, na Bolsa de Valores.

Depois da sucinta apresentação sobre Constantinus, foi a vez do momento lúdico do Café Literário. Cada confrade recebeu um poema e depois grupos foram formados (as pessoas que tivessem ganhado o mesmo poema formariam um grupo).

A proposta feita a seguir pela professora Nara foi a seguinte: leiam o poema e pensem em uma cena congelada. A ideia era que cada um interpretasse o texto e pensasse uma forma de representá-lo através de elementos de cenário em uma cena congelada, ou seja, sem movimento.

O resultado foi divertido e muito interessante. Algumas cenas representavam a passagem do tempo, a diáspora e também a morte. A atividade lúdica fez com que todos aproveitassem e absorvessem bem os poemas e seus significados.


bottom of page