top of page

Sobremesa Literária: Haicais por Paulo Leminski

"Primeiro frio do ano

fui feliz

se não me engano"

Há quem diga que poesia é para os românticos, nós acreditamos que é para todos, quem não gosta é porque ainda não encontrou a certa. A Sobremesa Literária Haicais por Paulo Leminski aconteceu no horário do almoço no dia 10 de junho e arrebatou até os mais distantes das belezas poéticas.

Ao som de música instrumental japonesa e acompanhados de chocolates e outras guloseimas, os confrades leram e debateram os haicais escritos pelo poeta Leminski. A professora Arlyse começou explicando a forma dos haicais: poemas de origem japonesa que fazem alguma referência à natureza e são compostos por 17 sílabas divididas em 5, 7 e 5.

Os haicais se espalharam pelo mundo e com isso algumas de suas características originais foram sendo um pouco modificadas. Em alguns países, a relação com a natureza é mais priorizada, em outros a estrutura e por aí vai. Porém, mesmo com essas mudanças a essência do haicai permanece. A leitura feita durante o encontro da Confraria é a prova disso: a essência acolhedora e poética dos haicais aproximou, acalmou e até relaxou os confrades. A Sobremesa aconteceu ao meio dia de uma sexta-feira, final de uma semana longa, e cada um teve o seu momento de tranquilidade ouvindo poesia e musica oriental.

"Amando, aumenta até duas mil vezes o tamanho."

O encontro durou cerca de 40 minutos e, ao final, todos queriam ficar um pouco mais para aproveitar todas as mensagens deixadas por Leminski.

"A vocês, eu deixo o sono. O sonho, não! Este eu mesmo carrego!"


bottom of page