top of page

Café Literário: Histórias em Quadrinhos

O Café Literário: Histórias em Quadrinhos aconteceu na última sexta-feira e foi um sucesso. O encontro recebeu os convidados Mario César Coelho, professor do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina e os estudantes também do Design, Marcus Vinícius Aragão, Raphael Benitez e Vinicius Werneck.

O final de tarde do dia 19 foi chuvoso em Florianópolis, porém isso não impediu que mais de 40 pessoas participassem do encontro sobre um assunto que está em alta: histórias em quadrinhos. O público que participou do evento era diversificado: alunos do Aplicação, estudantes dos cursos de Design, Cinema, Jornalismo, Direito e Oceanografia e também pais e professores; com isso a troca de conhecimentos entre os pessoas de idades variadas foi mais uma vez alcançado.

Como é de costume na Confraria, quem participa de um evento pela primeira vez passa pelo batismo literário. A professora Arlyse pede que cada um se apresente (nome e idade) e indique uma leitura que foi muito significativa. No último Café Literário, a grande maioria dos presentes estavam visitando o projeto pela primeira vez, o que rendeu um grande batismo.

Logo em seguida foi a vez do graduando em Design, Marcus Vinícius, apresentar um pouco sobre o assunto. Marcus contou que a primeira história em quadrinhos moderna classificada como tal foi a The Yellow Kid, feita pelo Richard Outcault em 1985. Podemos citar os hieróglifos e pinturas rupestres como precursores, como o início das histórias sendo contadas através de desenhos.

As escolas de histórias em quadrinhos também foram assunto da noite. Os nossos convidados apresentaram e debateram sobre a Americana, a Franco Belga e a Japonesa, explicando as principais características de cada uma.

E claro, não podia faltar contar um pouco das histórias em quadrinhos no Brasil. Alguns dos artistas contemporâneos mais reconhecidos fora do Brasil são Laerte, Ricardo Manhães, Ziraldo e Maurício de Souza.

- imagem -

A mesa redonda foi onde os convidados puderam expor e debater teorias sobre morte desse ou daquele personagem, importância de tal acontecimento em tal universo daquela HQ. Foi um momento cheio de spoilers.

Confira nossa galeria clicando aqui.


bottom of page