top of page

Manifesto Literário

A Confraria Literária chamou e os confrades atenderam: sexta passada foi dia de Manifesto Literário. O encontro aconteceu no horário do meio dia e reuniu 13 alunos, que receberam a proposta de elaborar um painel com desenhos e frases relacionados à importância da leitura e do ativismo cultural.

Ao som de músicas de protesto como Que País É Esse, Cálice, Uma Vida Só, Escala Latina e a clássica Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, a professora Arlyse explicou a importância dos manifestos na sociedade e como podem ser caracterizados como atos políticos. O Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Manifesto Antropofágico e o Manifesto Comunista foram uns dos exemplos apresentados aos alunos.

Giz de cera, lápis de cor e muita tinta. Hora de colocar a mão na massa e produzir o seu próprio manifesto. Os alunos sentaram ao redor da grande e antiga mesa de madeira e foram refletindo sobre a importância da leitura em suas vidas e como poderiam transmitir isso para o resto do colégio.

A confrade Joana, que participou do encontro, conta que é legal ver como as pessoas estão tentando mudar algumas coisas, mesmo que comece com uma iniciativa pequena. "A maioria das pessoas não gosta de ler e muitas vezes são obrigadas a ler algo chato e isso faz com que elas não tenham vontade de manter o hábito de leitura. Um manifesto pode mostrar pros alunos como a leitura pode ser muito legal".

O Manifesto também representa um dos objetivos da Confraria, que é fazer com que os confrades levem para além do Colégio a experiência literária e cultural.

Se você quiser ver o resultado do nosso Manifesto, é só ir até o Laboratório de Linguagem. Nós colamos o painel na parede externa, para que todos possam observar. Você também pode conferir a playlist do evento clicando aqui e a galeria de fotos aqui.


bottom of page