top of page

Café Literário: Poesia em Movimento

Na última sexta-feira, 16, a Confraria promoveu o Café Literário: Poesia em Movimento, comandado pela professora Arlyse Ditter e a bolsista PIBIC-EM/CNPq Fernanda do Nascimento. A ideia central do encontro foi discutir a realização de uma antiga ideia da Confraria: criar uma trupe literária.

O encontro da noite era exclusivo. Um número limitado de convites estava disponível na inspetoria do Colégio e apenas quem pegasse um, poderia participar. Os interessados foram em busca dos convites e só ao retirá-los do envelope foi que tiveram uma breve ideia do que se trataria o Poesia em Movimento.

O Café começou no horário de sempre: 18h. Após o lanche, os 22 confrades sentaram-se em roda para ouvir a fala da professora coordenadora. Arlyse explicou qual era o objetivo da noite: primeiro iríamos discutir ideias e nomes para uma trupe literária e depois produzir camisetas com poemas infantis.

A ideia da trupe literária é reunir um grupo de jovens que esteja disposto a realizar várias atividades envolvendo crianças e literatura. Essa trupe seria uma forma de expandir a Confraria para outros ambientes e levar novas experiências para crianças que não têm tanto acesso a leitura e outros objetos culturais. Os participantes da trupe não precisam obrigatoriamente ir a todas as atividades, basta ter vontade de contribuir pelo menos uma vez. Após a breve explicação, foi a vez de os confrades participarem. A aluna Fernanda distribuiu folhas coloridas onde cada um poderia escrever uma sugestão de obra literária para a trupe trabalhar e um nome. Logo em seguida todos compartilharam suas ideias com o grupo.

A segunda parte do encontro foi a que durou mais tempo. Em parceria com a organização do 7° Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ), a Confraria se disponibilizou a montar uma instalação de poemas infantis. Para isso foram compradas 20 camisetas brancas e canetas para tecido. No Poesia em Movimento os Confrades trabalharam nessas camisetas, desenhando e escrevendo lindos poemas. O resultado foram pequenas obras de arte repletas de criatividade que serão expostas no hall do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC durante o SLIJ.

Confira alguns resultados na nossa galeria clicando aqui.

Não deixe de visitar pessoalmente a instalação. Para mais informações acesse o nosso evento no facebook: Confraria Literária no 7° SLIJ


bottom of page