top of page

Café Literário: Distopias - A Esperança: O Final

Semana passada a Confraria promoveu mais um Café Cinematográfico, desta vez apresentado pelo professor de Língua Portuguesa George França e a bolsista PIBIC-EM/CNPq, Beatriz Kanda. O tema do encontro foi o filme A Esperança: O Final, da série Jogos Vorazes.

A noite começou com o tradicional café e exibição do filme tema do evento, e estendeu-se até às 21:30. Para quem não conhece a história, A Esperança: O Final é o último filme da franquia Jogos Vorazes, adaptação cinematográfica da série literária de mesmo nome. Katniss, a personagem principal, é o símbolo da revolução que tomou conta de Panem (país onde se passa a história) e agora tem um único objetivo: assassinar o cruel presidente Snow. Em meio a essa missão, ela ainda precisa lidar com morte de amigos próximos e com a recuperação de Peeta Mellark, seu namorado que foi sequestrado, torturado e que agora acredita que ela deve morrer. Mais do que isso é difícil de contar sem estragar as revelações do filme.

A reflexão realizada no encontro envolveu comparações interessantíssimas sobre as inspirações que serviram de base para os filmes e livros da saga. Panem é como se fosse os Estados Unidos pós-apocalíptico, onde um novo sistema é responsável por manter a ordem. No filme, é possível identificar em algumas cenas semelhanças com filmagens e fotografias nazistas; grandes bandeiras penduras nas paredes, culto a uma imagem, etc.

O debate seguiu vários caminhos, um deles sobre a razão das distopias serem tão procuradas pelos jovens. Beatriz e George trouxeram exemplos de livros como Admirável Mundo Novo, 1964 e também outros mais recentes como Divergente, Feios e Maze Runner. Muitos dos alunos presentes já tinham lido pelo menos um daqueles livros.

Para conferir a galeria de fotos do evento, cliquei aqui.


bottom of page