top of page

Atelier Literário "La Vie en Bleu: Universo da Lavanda"

"A lavanda é, cientificamente comprovada, uma planta que nos ajuda a combater infecções e seu perfume contribui para a nossa tranqüilidade do dia a dia. Ela equilibra nossas energias e torna o nosso dia mais bonito"

Sexta-feira (07) foi dia de Atelier Literário na Confraria. Mais uma vez a professora de Francês, Sara Folie, foi a responsável por conduzir um encontro. Desta vez, ela escolheu falar sobre o perfumado universo da lavanda. Sim, Lavanda, aquela florzinha roxa/azul que tem seu aroma muito conhecido.

Sara, toda caracterizada em tons de lavanda, começou a noite contando como surgiu seu interesse pelo tema. Quando ainda era professora no Colégio de Aplicação, duas de suas alunas apresentaram, com muita paixão, um trabalho sobre a delicada flor. Sara não sabia de todas as propriedades que a lavanda tinha, mas interessou-se pelo assunto e foi pesquisar. Com a ajuda de livros, do google e de muitos amigos ela descobriu muitas coisas e nos contou que, além dos óleos essenciais, a flor tem muitas outras utilidades. Esta linda plantinha também tem efeitos energizantes, cicatrizantes, analgésicos, antidepressivos e pode ser usada como inseticida.

Após conhecer um pouco mais sobre a Lavanda, foi a vez de conhecer um pouco mais sobre a região chamada Provence, na França, que abriga as lindas rotas e o Museu da Lavanda. Sara trouxe tantas curiosidades e imagens bonitas que conseguiu despertar nos confrades um desejo imenso de conhecer os campos dessa pequenina flor.

Curiosidade instigada, era hora de colocar a mão na massa e trabalhar no atelier literário; era hora de fazer sachês perfumados de lavanda! De sua cesta, Sara retirou tecidos lilás e celestes, tule e o sagu perfumado que serviria como recheio do sachê. O resultado foi uma sala perfumada e uma mesa coberta por delicados sachês. Todos saíram com suas lembranças para presentear ou apenas perfumar a casa.


bottom of page