top of page

Café Cinematográfico: Capitão Fantástico

No dia 19 de maio, ocorreu o Café Cinematográfico – Capitão Fantástico, apresentado pelo docente de Língua Portuguesa e Literatura George França e a docente de Língua Portuguesa e Literatura Mariana Luz, ambos do Colégio de Aplicação da UFSC.

A noite iniciou-se com o tradicional café de confraternização, no qual os Confrades conversaram e trocaram ideias. Muitos dos novos participantes declararam que vieram por diferentes canais de divulgação, comprovando o crescimento do projeto. Após o tradicional café, todos se acomodaram em suas cadeiras, no carpete com almofadas. Não poderiam faltar vários sacos de pipoca.

O filme começou a rodar, todos estavam atentos, aficionados em cada cena, se escutavam as risadas das boas referências, e ,também, se percebia as lágrimas rolarem em outros momentos. Capitão Fantástico, do estadunidense Matt Ross, trouxe uma família que rompeu com o sistema capitalista, abandonou a sociedade para viver em uma floresta, modo de vida que fortalece a mente e o físico, aprendendo realmente o que era necessário. Em meio a tudo isso, várias vezes, o sistema capitalista tenta derrubar o modo de viver da família.

O debate deu-se em sequência da exibição do filme, ainda com os Confrades cheios de expressões de espanto, interrogação, felicidade e satisfação nos rostos. A conversa foi muito profunda, trazendo variados pontos de vista, pontos de vista esses que foram de alunos do ensino médio, graduandos, e pós-graduados. E o debate aconteceu nos eixos da educação, violência, modos alternativos de viver, manipulação e crítica ao sistema. Poderíamos expor ideias por mais uma ou duas horas a fio, entretanto já eram dez horas e os professores que conduziam o debate o encerraram.

A noite foi muito gostosa, o tempo chuvoso pedia um filme assim, a palavra que definiu o debate foi PROFUNDIDADE. Os Confrades saíram com mais interrogações do que entraram isso é fantástico, pois o intuito dos encontros é sempre instigar mais o leitor.


bottom of page