top of page

A Confraria Literária promove palestra sobre Letramento aos docentes do IFC-Campus São Bento do Sul

No dia do 1º Aniversário do Instituto Federal Catarinense, em São Bento do Sul, na tarde que antecedeu as solenidades oficiais, a professora Arlyse Silva Ditter proferiu uma palestra sobre Letramento. O objetivo era, além de relatar a gênese do projeto Confraria Literária do CA – UFSC: incentivo à leitura e ativismo cultural, ampliar a reflexão dessa teoria para a criação de o projetos em todas as áreas de conhecimento.

Após revisitar os paradigmas de concepção de leitura e abordagem metodológica sobre a formação do leitor no Brasil, desde a década de 70 até recentemente, foi apresentado a criação e o desenvolvimento da Confraria Literária do CA-UFSC. Como extensão, ele se guia pela teoria da Pesquisa-Ação, e como pesquisa almeja encontrar teorias que vão ao encontro dos passos indicados por Rildo Cosson, para se atingir o Letramento Literário e assim contribuir na formação do leitor.

Como o corpo docente do IFC-São Bento do Sul é composto, em sua maioria, por professores das áreas de Exatas, durante toda a explanação, dialogamos com as possiblidades de projetos que possam promover outros letramentos: o matemático, o físico, o químico. Finalizando com um debate, um tubo de ensaio para projetos de fotografia utilizando o conhecimento da química, criação de websites para fomentar a economia local, promovendo o letramento digital dos alunos, entre outras ideias.


bottom of page