top of page

Convidados 2015

 

Fernando Leocino

Ele dá aulas no CA desde 2011 e é enaltecido pelos alunos por sua didática precisa, às vezes também lúdica. Fernando não poupa elementos teatrais, nem um tratamento "narrativo literário" ou "cinematográfico" aos conceitos históricos. É por essas características que os confrades sempre pediram sua interlocução em nossos encontros. No especial sobre "As Veias Abertas da América Latina", o professor participou pela primeira vez de um dos nossos cafés.

 

Sandro Rosa

Maristela Campos

O prof. Sandro Rosa, de Filosofia, também é convidado da Sobremesa Literária de amanhã. Doutor em Literatura, interessa-se pelo encontro da Filosofia nas inúmeras áreas e em como se pode ler melhor o mundo com ela.

A convidada da próxima Sobremesa Literária é a profª Maristela Campos, que dá aulas de inglês no CA. Doutoranda em Língua Inglesa, interessa-se pelos caminhos literários e culturais que podem transformar a visão de todos e tudo, como a música de protesto e a literatura de resistência, especialmente a produção Afro-Canadense, Americana, Caribenha e Brasileira.

Fã dos clássicos policiais, Ana Paula Laux é uma das convidadas para o Café Literário de amanhã (22). Jornalista, desenvolveu um "Almanaque dos Detetives" como seu trabalho de conclusão de curso. Além disso, foi idealizadora do site literaturapolicial.com, que conta com notícias, curiosidades e resenhas de livros do gênero.

Na sexta, um dos convidados é Rogério Christofoletti. Jornalista, já trabalhou na editoria de polícia. Hoje, prefere deixar os crimes para a literatura. É colunista do site literaturapolicial.com, além de dramaturgo e professor universitário no curso de Jornalismo da UFSC.

Ana Paula Laux

Rogério Christofoletti

George França

O professor George França do CA - UFSC é o convidado do Café Cinematográfico de sexta (29). Ele é praticamente um ser onipresente. Consegue ser professor, além de exercer atividades administrativas e políticas na universidade com a mesma intensidade. E ainda está sempre pronto a embarcar em novos projetos, como este, a Confraria Literária. 

Sara Farias da Silva

A convidada de hoje da Confraria Literária - Colégio de Aplicação UFSC, professora Sara Farias da Silva, também conhecida como Sara Folie, tem a cara do nosso encontro: Atelier La Vie en Rose. Ela leva a vida em muitas cores. Não precisa conhecê-la muito bem para perceber isso, basta trocar um olhar e um sorriso. E essas cores invadem tudo o que faz. Para a noite de hoje, ela pensou cada detalhe, do cartaz ao menu. Formada em Letras-Francês pela UFSC, atualmente, está no programa de doutorado da mesma universidade.

Vitor Santos

Nesta quarta, dia 15/07, a Confraria abre as portas novamente para o protagonismo juvenil. Vitor Santos, ex-aluno do CA, propôs e construiu uma sessão da Sobremesa Literária sobre o legado da MPB. Aluno atuante do grêmio, em sua gestão soube abrir searas e respeitar as tradições: criou uma nova sede do grêmio no galpão e foi tutor de uma super exposição comemorativa do aniversário do Piolho - jornal do GECA. Cita como influencia de seu apuro estético as aulas do Professor João Nilson.

Vitor Santos

Glaucia Costa

Nara Wedekin

Regina Carvalho

Rogério Andrade Barbosa

José Monteiro

Laís Prudencio Scheffer

Professora de História do Colégio de Aplicação, tem como segunda paixão, o cinema. Ou seria, uma paixão só, pois a sétima Arte é uma forma de historiar o mundo?Desenvolve pesquisa sobre Cinema e Educação. Conversar com ela sobre grandes produções, é fiar o tempo de forma interessante. Em 2015, ela apresentou dois Cafés Cinematográficos: um sobre a linguagem do cinema e outro sobre a série Vikings, do canal History Chanel.

Professora de História do Colégio de Aplicação, tem como segunda paixão, o cinema. Ou seria, uma paixão só, pois a sétima Arte é uma forma de historiar o mundo?Desenvolve pesquisa sobre Cinema e Educação. Conversar com ela sobre grandes produções, é fiar o tempo de forma interessante. Em 2015, ela apresentou dois Cafés Cinematográficos: um sobre a linguagem do cinema e outro sobre a série Vikings, do canal History Chanel.

Professora de teatro do Colégio de Aplicação. É uma leitora de poesia, romance, além dos textos dramáticos. Sua fala é marcante, sempre, pois é viceral. Alimentada pelas suas leituras. Em 2015, participou de várias confrarias e palestrou sobre Manoel de Barros.

 

Escritora.Alguns dizem, escritora catarinense.(O leitor escolhe). Formada em Letras, atuou como professora de Produção de Textos no curso de Jornalismo. Atualmente aposentada ocupa-se em estafar-se de tanto ler e escrever. Tem um blog de crônicas e é autora de vários livros, entre eles, uma antologia sobre Gregório de Matos em que reúne textos pouco conhecidos dele e uma série de livros infantis sobre sapos. Em 2015, participou duas vezes da Confraria. Prosa com autor - 1ª Confrariazinha, com alunos do ensino fundamental II e Prosa com autor - Encontro com os sem-terrinha, crianças do MST.

Aluno do Ensino Médio do CA-UFSC,dedicado aos estudos sempre dispendeu a Literatura um lugar de destaque. É um confrade fundador.Participa da Confraria desde 2013. Em 2015, foi bolsista PIBIC e seu objeto de pesquisa versava sobre as diferenças de adaptação de uma obra literária para o cinema.Como corpus de análise, escolheu as obras A Resposta e Histórias Cruzadas.Palestrou a partir de sua pesquisa em um café cinematográfico.

 

Aluno do Ensino Médio do CA-UFSC, inquieta, irreverente, apaixonada por esportes, não resistiu a Literatura. É uma confrade fundadora.Participa da Confraria desde 2013. Em 2015, foi bolsista PIBIC e seu objeto de pesquisa versava sobre as diferenças de adaptação de uma obra literária para o cinema.Como corpus de análise, escolheu a obra A Culpa é das Estrelas, em suas versões literária e cinematográfica.Palestrou a partir de sua pesquisa em um café cinematográfico.

 

 

Graduou-se em Letras na Universidade Federal Fluminense, do estado do Rio de Janeiro e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e faz parte de programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas. Ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, lecionou no país por dois anos. Participou de congressos e feiras de livros. Tem mais de 70 livros publicados, traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Foi indicado para a lista de Honra do IBBY, em 2002, na Suíça, e recebeu, em 2005, o prêmio da Academia Brasileira de Letras, na categoria literatura infanto-juvenil. Atualmente é diretor-executivo da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ).

bottom of page