Convidados 2014
Clarissa Mombach
Amante de literatura, sou professora de alemão no CA - UFSC e fiz mestrado em literatura comparada no Rio Grande do Sul. Além de ler, gosto de cinema, de gatos e de viajar.
A Confraria Literária é um daqueles raros momentos que se tem na escola, em que a nota é deixada de lado e o vínculo professor aluno se torna mais genuíno. Talvez por isso os nossos encontros sejam tão especiais pois podemos compartilhar dos mesmos interesses e expressar de maneira informal nossas opiniões. Sou frequentadora da Confraria e pretendo trabalhar com autores góticos no Café Literário do dia 31 de outubro - dia das bruxas.
George França
George França poderia ter feito muita coisa diferente na vida, mas acabou sendo doutor em Literatura. Estudou coisas que não necessariamente parecem legais para os outros, mas em compensação, gosta de ler bastante coisas que para ele parecem muito boas, por estudo, por prazer ou por ambas as coisas. Adora teatro do absurdo, escritores beatniks, surrealismo, nonsense e outras obscuridades. (Também não despreza um best-seller nas férias de Natal e é um ávido conhecedor de telenovelas e filmes.) Não gosta muito de fazer sentido - até porque o sentido é uma prisão e a literatura é das poucas oportunidades que temos de fugir da cadeia.
Rachel Pantalena Leal
Eu sou professora de alma e de profissão. A literatura me levou à docência (eu gostava tanto dos livros que eu tinha que ler que eu achava que, se eu fosse professora, eu ganharia a vida lendo. Era um desejo inocente, mas de qualquer modo a literatura modela quem sou). Eu amo ler e meu escritor predileto varia conforme o vento e o estado de humor, mas ultimamente tenho lido muitas crônicas da Lispector (amo!). Além disso, eu gosto de escrever - não tenho muita coragem de mostrar por aí - mas a literatura também é uma forma de expressar minha subjetividade, ainda que eu seja minha única leitora... Em meu viver, ainda cabem muita música, amor, chocolate e pizza (elementos fundamentais para uma vida minimamente feliz!).
A Confraria Literária, projeto em que pude fazer parte mais ativamente no ano passado, é uma oportunidade única em que leitores encontram com outros leitores e podem compartilhar suas experiências literárias, ampliar seus repertórios e viver a literatura! Por isso é sempre um prazer participar! Em junho trarei uma proposta de leitura e liberdade envolvendo nosso maior bruxo e escritor brasileiro: o Machadão de Assis. Espero vocês lá!
Maristela Campos
Um universo em páginas. Ler é o mais e é o muito. Professora de Inglês desde que... bem, isso não é muito importante. Doutoranda em Literatura de Língua Inglesa, interesso-me pela literatura Afro Canadense, Americana, Caribenha e Brasileira. Tudo isso com blues, jazz ou um samba ao fundo para dar o tom que o texto imprime.
A Confraria Literária é uma grande momento onde podemos aliar as nossas Literaturas.
Sandro Ricardo Rosa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor efetivo de filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, Literatura e Teoria Literária, com ênfase em filosofia moderna e suas relações com a literatura. Tem como tema de pesquisa a literatura latinoamericana e suas interfaces culturais, estéticas e politicas, e interesse especial nos seguintes temas: Ángel Rama, exilio, memória, transculturação, música rioplatense. É membro pesquisador do Núcleo de Estudos Poético-musicais (NEPOM) da UFSC.
Eliane Debus
Professora desde sempre (já se vão 30 anos), hoje leciono na UFSC a disciplina de literatura e infância, no Curso de Pedagogia. Tenho incursionado pela leitura e escrita desde sempre, isso resultou na premiação em alguns concursos de poemas, contos e crônicas, na publicação de dois livros infantis, dois livros teóricos, cinco organizações de livros, outros tantos capítulos de livros e vários artigos em revistas acadêmicas. Meus textos teóricos refletem sobre a literatura para crianças e jovens a partir de minhas leituras dos livros literários. Nos últimos tempos encantada estou pelos textos do escritor angolano Ondjaki e é sua prosa poética que me levará até vocês em novembro!!!
Rafaella Machado
Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela mesma instituição. Pesquisadora em Linguística e Literaturas e áreas relacionadas a discussões sobre Linguagem e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito e Literatura - Literato (CCJ/UFSC), e do Grupo Literalise, de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária, também da UFSC.
Leonardo Schwinden
Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação. Acredita na proposta interdisciplinar da Confraria Literária.É um leitor acurado da vida e das pessoas.
Janete Elenice Jorge
Professora de Língua Espanhola, com Doutorado em Literatura Espanhola. Protagonizou um dos Cafés Literários mais empolgantes da Confraria Literária do CA. Apresentou os contos de amor, loucura e morte de Horácio Quiroga, escritor uruguaio.
Sandra Mendonça
Professora de Geografia do Colégio de Aplicação. Vê na Literatura o encontro natural com sua área de atuação na docência. Um dos temas que vê mais latente essa aproximação é : o delineamento das cidades. Planta sementes por onde passa, incluindo sua vida pessoal em que é uma vó leitora.
Marcia Maria Bernal
Professora de Matemática do Colégio de Aplicação. Quem nunca conversou com ela sobre Literatura, não sabe o bom papo que está perdendo. Pode-se conversar com ela sobre Literatura Infantil ou Fantástica, ela tem bons títulos para indicar. Dos clássicos aos contemporâneos.
Bruna Veneski
Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. Foi bolsista PIBIC-EM da coordenadora do Confraria Literária, professora Arlyse Ditter, 2013/2014. Pesquisou a abordagem da temática mulher na obra de Franklin Cascaes.
Pablo Costa Alves dos Santos Tel
Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. Foi bolsista PIBIC-EM da coordenadora do Confraria Literária, professora Arlyse Ditter, 2013/2014. Pesquisou aspectos da Literatura Trovadoresca nas Crônicas de Gelo e Fogo, de George Martin.