Café Cinematográfico "Desventuras em Série"
O último evento do mês de maio foi um Café Cinematográfico que aconteceu dia 20, às 18 horas. O encontro sobre Desventuras em Série foi conduzido pela professora de história Glaucia Costa e contou com a presença de muitos confrades.
O filme Desventuras em Série é uma adaptação da série de literária do mesmo nome, porém a obra cinematográfica é uma mescla dos três primeiros livros. A ideia do encontro era então, fazer um comparativo entre os dois e explicar um pouco da linguagem do cinema. Por esse motivo, Glaucia exibiu apenas um breve trecho que correspondia ao primeiro volume chamado "Mau Começo".
Bastou meia hora de filme para atiçar a curiosidade dos confrades, que queriam mais. Foi a vez então, de falar das referências que Lemony Snicket faz a vários outros autores. Um dos exemplos é o do Baudelaire, que é o sobrenome das personagens principais do livro e também do poeta francês Charles Baudelaire, um dos precursores do simbolismo.
Depois a convidada Glaucia do Café comparou o filme com o livro e falou de todas as dificuldades que existem na hora de produzir uma adaptação. Quem é responsável pela narração da obra cinematográfica? Conde Olaf foi bem adaptado para o cinema? Quais características foram deixadas de fora? Por que a junção de três livros? Essas foram algumas das indagações feitas e respondidas ao público na noite do evento.
O encontro também rendeu várias conversas e troca de ideias a respeito dos livros e suas adaptações, sem falar na troca de conhecimento envolvendo o cinema e suas técnicas.