top of page

Café Cinematográfico: Melancholia

"Só existe vida na terra. E não por muito tempo." Como você acredita que será o fim do mundo? Com essa pergunta começou o Café Cinematográfico sobre Melancholia, que aconteceu na última sexta-feira, dia 24.

O evento foi coordenado pelo professor de português George França que apresentou o Café em conjunto com seu aluno Eduardo de Oliveira da Costa. O estudante também é bolsista PIBIC-EM/CNPq e tem como tema de sua pesquisa o Fim do Mundo e Distopias nas ficções.

Os confrades presentes escreveram as suas respostas para a pergunta "como você acredita que será o fim do mundo?" e as guardaram em envelopes que foram recolhidos no final do evento.

Logo em seguida foi a vez de assistir ao filme. Melancholia é um obra que faz jus ao nome. Dirigido por Lars von Trier e de origem dinamarquesa, o filme é dividido em duas partes, focando nas duas personagens principais: Justine e Claire. O enredo gira em torno da possível colisão do planeta Melancolia com a Terra. Enquanto o planeta se aproxima, fatos cotidianos continuam acontecem, porém não sem serem afetados pelo medo do possível fim do mundo.

Quando a tela escurece, indicando o fim do filme, a sala está em silêncio. Por onde começar a discussão? Há quem diga que Melancholia possa ser um pouco cansativo, mas ninguém pode negar como ele pode afetar a quem assiste e começa a refletir sobre o assunto. A trilha sonora, as imagens, o ritmo da narrativa. Tudo contribui para criar a atmosfera apocalíptica do filme.

Durante a discussão, Eduardo questionava os presentes à respeito do que havia sido retratado e o professor George levantou possíveis interpretações relacionadas aos nomes e características dos personagens. Teria alguma relação o nome do personagem John, com a figura bíblica de João que escreveu o livro Apocalipse, na Bíblia Católica? No filme, é John que vê antes de qualquer outro membro de sua família que Melancholia irá se chocar com a Terra.

Para contribuir com a discussão, uma das imagens que Eduardo exibiu foi a seguinte:

Justine, Léo, Claire

Nela podemos ver Justine, no meio seu sobrinho Léo e na outra ponta Claire, sua irmã.

Logo atrás de Justine podemos ver o planeta Melancholia e atrás de Claire, o Sol. A partir daí surgem algumas possíveis interpretações. Justine era depressiva, melancólica e por isso representaria a catástrofe que assombrava a Terra. Claire, do latim clarus (que pode significar brilhante) estava sempre tentando ser positiva, ajudando sua irmã e tomando o controle de qualquer situação e por isso representaria a luz e uma saída para toda aquela situação.

O filme dá abertura para muitas outras interpretações e discussões, mas infelizmente o tempo era curto. O evento durou três horas e meia e rendeu bons debates à respeito da obra e também do fim do mundo.

Para conferir mais algumas fotos do evento, clique aqui.


bottom of page