Café Literário: Histórias em Quadrinhos
O Café Literário: Histórias em Quadrinhos aconteceu na última sexta-feira e foi um sucesso. O encontro recebeu os convidados Mario César Coelho, professor do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina e os estudantes também do Design, Marcus Vinícius Aragão, Raphael Benitez e Vinicius Werneck.
O final de tarde do dia 19 foi chuvoso em Florianópolis, porém isso não impediu que mais de 40 pessoas participassem do encontro sobre um assunto que está em alta: histórias em quadrinhos. O público que participou do evento era diversificado: alunos do Aplicação, estudantes dos cursos de Design, Cinema, Jornalismo, Direito e Oceanografia e também pais e professores; com isso a troca de conhecimentos entre os pessoas de idades variadas foi mais uma vez alcançado.
Como é de costume na Confraria, quem participa de um evento pela primeira vez passa pelo batismo literário. A professora Arlyse pede que cada um se apresente (nome e idade) e indique uma leitura que foi muito significativa. No último Café Literário, a grande maioria dos presentes estavam visitando o projeto pela primeira vez, o que rendeu um grande batismo.
Logo em seguida foi a vez do graduando em Design, Marcus Vinícius, apresentar um pouco sobre o assunto. Marcus contou que a primeira história em quadrinhos moderna classificada como tal foi a The Yellow Kid, feita pelo Richard Outcault em 1985. Podemos citar os hieróglifos e pinturas rupestres como precursores, como o início das histórias sendo contadas através de desenhos.
As escolas de histórias em quadrinhos também foram assunto da noite. Os nossos convidados apresentaram e debateram sobre a Americana, a Franco Belga e a Japonesa, explicando as principais características de cada uma.
E claro, não podia faltar contar um pouco das histórias em quadrinhos no Brasil. Alguns dos artistas contemporâneos mais reconhecidos fora do Brasil são Laerte, Ricardo Manhães, Ziraldo e Maurício de Souza.
- imagem -
A mesa redonda foi onde os convidados puderam expor e debater teorias sobre morte desse ou daquele personagem, importância de tal acontecimento em tal universo daquela HQ. Foi um momento cheio de spoilers.
Confira nossa galeria clicando aqui.