top of page

Prosa com o autor Nei Pelizzon: Games e suas obras primas

O ano da Confraria está chegando ao fim e um dos nossos últimos eventos aconteceu sexta-feira, 04, passada. O convidado para a nossa Prosa com o Autor foi Nei Pelizzon, que nos proporcionou um evento interativo e único.

Games e suas obras primas foi diferente de todos os outros eventos que a Confraria promoveu, a começar pelo local. Todos foram instruídos de que o encontro começaria no pátio dos anos iniciais e não no tradicional Laboratório de Linguagem. Chegando lá, os participantes eram abordados pelos três bolsistas do projeto, que ofereciam um lugar em uma das três facções: vermelha, amarela ou verde. Por quê? A proposta era que cada um participasse de um jogo, semelhante a uma caça ao tesouro, que teria como cenário o Colégio de Aplicação e como personagens os próprios confrades.

Enquanto os times eram divididos, Nei entregava fichas de RPG (Role- Playing Game/ jogo de interpretação de personagens) as quais cada um deveria preencher com características do seu personagem (liderança, . Depois foi a hora de confeccionar a bandeira e escolher o nome para a sua facção. A equipe amarela escolheu o nome Punho de Ouro, a vermelha The Bacon a vida e a verde Kappa Wave. De acordo com algumas características colocadas em cada ficha, foram escolhidos o capitão, o navegador (quem ficaria com o mapa), o tesoureiro (quem ficaria com o as moedas) e o senhor do tempo (quem iria controlar o tempo de cada fase).

Nei distribuiu moedas para a facção que tivesse melhor nome (Kappa Wave) e para a que fosse a mais empolgada (Punho de ouro) e logo em seguida distribui a ordem que cada uma teria que seguir.

Na cena 1, os jogadores encontrariam um desafio onde teriam que, vendados, descobrir o caminho correto dentro de uma floresta. Eles seriam instruídos pela voz de um espírito da floresta, interpretado pela atriz Ana Paula Rocha. A equipe que melhor realizasse a tarefa, ganharia a quantidade de moedas que o espírito achasse válido.

Na cena 2, os jogadores encontrariam preparada uma mesa para o tradicional café da Confraria. Enquanto se serviam, seriam interrompidos por um detetive (interpretado pelo ator Johny Bruckhoff) que traria um anúncio: há um espião entre nós. O objetivo era que o grupo declarasse, ao final dos 15 minutos de prova, quem era o acusado. Ganhava 15 moedas quem culpasse o próprio detetive, que era o espião disposto a causar discórdia.

Na cena 3, os jogadores encontrariam um viajante do tempo, um Mago (interpretado pelo ator Alexandre Emerim) que precisa recuperar alguns itens para fazer um feitiço e voltar à sua época, a Idade Média. Com a ajuda dos confrades, o Mago precisa encontrar uma vela, uma coroa, livros e um espelho, mas a única forma de descobrir que esses são os itens necessários é desvendando charadas. Após todos os itens encontrados, o Mago recompensa seus ajudantes com moedas de ouro.

Ao final dos três desafios, cada equipe deveria se encaminhar para o Laboratório de Linguagem, onde as moedas de cada time seriam contabilizadas.

A facção Punho de Ouro e The Bacon a vida empataram, contabilizando 33 moedas. Para anunciar a equipe vencedora, foi necessário um critério de desempate. A equipe ganhadora foi a que desvendou corretamente o enigma do Detetive, ou seja, a Punho de Ouro. Para cada um dos capitães, Nei entregou um exemplar do seu livro Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa, que seria dado ao melhor jogador da facção. Ficou a critério de cada equipe então, definir quem ganharia o livro.

Após as devidas premiações, foi hora da apresentação do autor. Nei trouxe várias referências de games (The Legend Of Zelda, Super Mario Bross, The Last Of Us, entre outros) e também de famosas obras de arte, como por exemplo, a Mona Lisa e a Nona Sinfonia de Beethoven. A partir da experiência que os confrades tiveram no início do evento, também foi possível discutir todas as dificuldades de se construir um jogo e como cada detalhe é essencial.

O encontro reuniu cerca de 30 pessoas e, como muitas vezes, se estendeu para além do horário planejado.

Se você ficou curioso para saber mais sobre o evento, confira as nossas fotos clicando aqui.


bottom of page