Prosa com o autor Alexandre Beck
A Confraria Literária do Colégio de Aplicação da UFSC encerrou seu ano em grande estilo. O convidado do último encontro de 2016 foi ninguém menos que Alexandre Beck, criador das tirinhas Armandinho.
Em outubro, Alexandre fez parte da Confrariazinha das crianças, encontro para os anos iniciais. Desta vez, ele voltou para uma Prosa com o Autor e contou sobre a sua vida e suas inspirações para os trabalhos com o menino Armandinho.
Alexandre é formado em Agronomia e Comunicação Social e trabalhou como chargista durante cinco anos no Diário Catarinense com as tirinhas A República. Começou seu trabalho no jornal na vaga de ilustrador e hoje envia seu trabalho para o DC conforme a demanda. O personagem Armandinho surgiu quando Beck já não trabalhava no jornal, mas uma matéria precisava de uma ilustração.
Durante o evento, Alexandre foi entrevistado pela professora Arlyse Ditter e pela estudante de Jornalismo Carol Gómez. Como o autor começou a sua carreira de ilustrador, como surgiu o Armandinho, como ele percebe a responsabilidade de ter seguidores (de todas as idades) foram algumas das perguntas realizadas. Alexandre respondeu todas com muita naturalidade e sinceridade, aproximando os confrades da realidade do ilustrador.
Quando questionado sobre a inspiração para os temas das tirinhas Armandinho, Alexandre contou que eles vêm do cotidiano e também dos seus próprios ideias e que se preocupa em refletir também sobre as críticas (e quem elas atingem) que inclui em suas histórias.
A página do Armandinho conta com 955.959 curtidas. O próprio Alexandre não imaginava que ela tomaria essa dimensão, já que ele havia criado a página quando se mudou para Santa Maria - RS e queria mostrar as suas tirinhas para os amigos que ficaram em Florianópolis. Beck também contou que não lê os comentários da página para evitar aborrecimentos.
Após a conversa com os confrades, Alexandre foi convidado para conhecer a Ocupação no Colégio. Depois de ver o espaço, propôs que cada um realizasse sua própria tirinha. O tema? A Ocupação do Colégio de Aplicação. Beck também fez seu próprio desenho retratando o que conheceu.
O evento se estendeu até às 22h e contou com autógrafos e fotos ao final. Alexandre também fez uma doação de 20 livros do Armandinho com o objetivo de que eles fossem vendidos e o dinheiro arrecadado ficasse para Ocupação do colégio.