top of page

Confraria do CA-UFSC se torna itinerante e “amadrinha” projeto semelhante do IFC

Dia 31 de maio, a professora Arlyse Silva Ditter inaugurou as atividades da Confraria Latino-Americana do Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento do Sul, um projeto de pesquisa e extensão semelhante ao que ela desenvolve no CA-UFSC. A grande diferença está no enfoque, essa Confraria irá trabalhar, essencialmente, autores e artistas Latino-Americanos.

O evento inaugural foi uma Sobremesa Literária- Pablo Neruda: Saudade e Paixão. 120 alunos do Ensino Médio degustaram poemas líricos e políticos do poeta chileno. Tudo ao som de Victor Jara, artista chileno que foi perseguido, torturado e morto na ditadura de Pinochet, ajudou a contextualizar política e historicamente. O poema que encerrou a Sobremesa foi Almería, texto que Neruda dedica um prato de sangue às refeições de todos os responsáveis pela guerra civil na Espanha, ocorrida no século XX. Foi impossível não realizar a releitura desse texto numa paráfrase que o autor certamente aprovaria. A cidade andaluza de Almeria tornou-se Brasil, e os pratos de sangue foram ofertados aos corruptos e golpistas do governo Temer. Em uníssono, todos os presentes encerraram o evento bradando: - Fora Temer; Fuera Temer, Get Out Temer.

A parceria entre os projetos não se limita a essa inauguração, nos próximos dois anos as professoras Arlyse Silva Ditter e Raquel Cardoso, junto a professores de ambas instituições, realizarão intercâmbio tanto teórico, solidificando estudos sobre metodologias do Letramento, quanto na elaboração e participação nos eventos de ambas as Confrarias. Vem mais Confrarias Itinerantes por aí.


bottom of page