top of page

Prosa com Autor - Ares Condicionados: Demétrio Panarotto


Uma Prosa com Autor é sempre um evento que traz muitas expectativas em torno das questões sobre o processo criativo do escritor. Foi com base nessas questões que presenciamos a primeira prosa com o autor do ano de 2017, batendo um papo com Demétrio Panarotto, na última sexta-feira, dia 2. O enfoque da noite foi seu livro de contos “Ares Condicionados”.

Ao som do nostálgico e bom jazz iniciamos os trabalhos com um cafezinho passado na hora e um pãozinho fresquinho. Mais do que nunca nossos confradx, já adaptados aos “costumes” rotineiros de nossas confras, juntaram-se à nossa mesa. Já ouvíamos os burburinhos e dúvidas de qual seria o encanto do encontro.

Lemos e discutimos quatro contos “ Ares Condicionados”, “Bailarina”, “Meio fio de Bigode” e “Água gelada”, numa dinâmica bem democrática, pois todos puderam ler em voz alta e colocar questões sobre as particularidades e complexidades de cada texto.

Mas não houve apenas uma discussão, ficamos todos encantados com o diálogo que o autor promoveu entre sua temática, sua biografia e os problemas do mundo. Deixando uma mensagem muito cativante sobre a modernidade: como nos colocamos diante dela...eis a questão.

Demétrio interagiu com seu outro companheiro; o violão. A música também faz parte de seu repertório de criação. Já participou de vários grupos e movimentos, como com a banda Repolho.

O que tiramos dessa noite? Além dos 4 agraciados com sorteio do livro Muita coisa: o valor da Arte, o valor do Artista, que mundo é esse que nos assombra e que não devemos nos deixar submeter ao assombro... Mas não se sinta triste por não ter conhecido esse grande escritor, sua visita foi notória, e foi nesse clima de “queremos mais” que encerramos a noite. E desde já avisamos: terá mais de Demétrio por aí, nas próximas confras, aguardem!


bottom of page