top of page

Escutem os Griôs: Oralidade e Narrativa na África Ocidental

“Escutem os Griôs” um evento que nos trouxe mais uma ampliação e espaço para uma cultura pouco falada, uma noite que propiciou inúmeras discussões e reencontros gratificantes.

Iniciamos com o café tradicional de toda Confra, dessa vez com aperitivos “especiais” sendo eles os famosos: pinhão e quentão, para celebrar um evento tão gostoso, frio e aconchegante que foi este. Apresentado pela professora de história do Colégio de Aplicação, Glaucia Costa, a noite iniciou-se com uma contação de história típica dos Griôs.

Adentramos nessa esfera de contação de história, e nos reunimos em um grande círculo, em volta de uma fogueira “fictícia” que trouxe a realidade e a sensação que esses grandes sábios – Griôs – gostariam de nos passar. A professora Gláucia conduziu a noite com dedicação e um grande conhecimento da narrativa desses contadores de história tão peculiares.

Os confradx, mais do que em qualquer noite, se deliciaram com um tema tão curioso e complexo como este. Criaram discussões, procuraram realmente saber quem são os Griôs, foram mais do que participativos. Contamos com a presença de ex palestrantes, professores, graduandos e alunos do Colégio.

A mágica desse povo ainda permanece intacta, basta simplesmente nos permitir a conhecer, explorar e se certificar de que essa cultura sempre será inesquecível.


bottom of page