top of page

Café Cinematográfico – Mera Coincidência


Será que um encontro de duas professoras - que lideram um projeto de extensão de cinema -, alunos da UFSC e docentes do CA, na última sexta-feira, na Confraria Literária é mera coincidência?

O Café Cinematográfico que aconteceu no dia 11/08 trouxe duas convidadas muito especiais, as professoras Ana Paula Villela e Maria Gisele Pires do Instituto Federal Catarinense, elas vieram realizar um intercambio cultural entre a UFSC e o IFC. E compartilharam um pouquinho sobre o projeto de extensão chamado IFCine, com nossos frades.

O IFCine tem como objetivo exibir e debater obras cinematográficas que permitem realizar uma reflexão sobre temas atuais desenvolvendo assim a formação humanística de seus alunos. Ele também proporciona a comunidade local acesso a sétima arte numa cidade, pois os eventos são gratuitos.

Ana Paula e Maria são responsáveis também, em conjunto com outros docentes do Instituto, do projeto Confradía Latinoamericana que foi inspirado pela nossa querida Confraria Literária.

E por falar em “Mera Coincidência”, vamos te contar como esse intercâmbio não foi por acaso.

O filme Mera Coincidência, chegou aos cinemas em 1998, dirigido por Barry Levinson e com a atuação de Dustin Hoffman, Robert De Niro, Denis Leary e entre outros, é uma comédia que trás um escândalo: o presidente dos EUA se envolve em um abuso sexual 11 dias antes da eleição. Para poder salvar sua reeleição, o presidente solicita um assessor, Sr. Brean (De Niro), que vai atrás de um produtor de Hollywood, Samuel Motss (Hoffman), para produzir uma situação de guerra contra a Albânia, um país pouco conhecido e nunca falado. Essa situação é apenas criada para “distrair” a mídia até o dia das eleições. Dentre diálogos irônicos e cheios de sátira, podemos ver a forte critica que se faz ao poder de manipulação que a mídia constrói.

Durante a exibição os participantes estavam atentos a cada detalhe do filme, ao final da exibição realizamos o eventual debate que foi intenso, pois a temática é bastante atual e retrata muito bem o que temos vivido no Brasil. E se fizermos uma reflexão dos últimos acontecimentos nos EUA? E no Brasil? Não é de hoje que somos bombardeados com notícias... Elas realmente só carregam o caráter informativo? De repente sentimos aquela sensação de que no mundo todo assistimos o mesmo “teatro encenado no filme”.

Encerramos o debate com um gostinho de quero mais e com a dúvida que sempre fica: O que podemos fazer para mudar o cenário político atual?

bottom of page