top of page

Café Cinematográfico: Confraria Literária para Crianças Peculiares - 04/08/2017

A Confraria Literária para Crianças Peculiares aconteceu, no dia 04/08/17, e trouxe as irmãs Carol e Joana Gómez. Elas se juntaram para nos fazer uma proposta de observação de duas obras, a literária e a visual, unindo o fascínio de Tim Burton com a paixão de Riggs para discutir o que rolou quando transportaram as letras para a tela do cinema. Por isso, estava presente, também na apresentação, a coletânea de livros do Ransom Riggs. Dentre eles o livro que gerou o filme: O Lar Da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares, cujo o titulo é diferente, do livro que intitula-se “O Orfanato da Srta. Peregrine”Mas essa duplinha já é conhecida aqui, nos nossos encontros, não é mesmo?



A Carol já fez parte da equipe da Confraria e é ex-aluna do Colégio de Aplicação, atualmente, cursa Jornalismo na UFSC. Não podemos deixar de mencionar seu imenso fascínio por Tim Burton. Num outro evento do projeto ela apresentou a obra desse diretor. E foi daí que surgiu a ideia da troca de impressões sobre a leitura de Ransom Riggs. Joana, confrade de carteirinha, está no 9º ano do CA, e esteve pela primeira vez do “outro lado”, ela veio compartilhar um pouco da sua paixão pela trilogia de Riggs.



O professor George França, trouxe para o debate uma introdução à literatura fantástica, para entendermos o contexto ao qual o livro se enquadra. O público também foi ativo no evento, pois eles eram leitores da coletânea e acrescentaram na discussão que foi aberta.

No fim da apresentação realizou-se uma atividade que tinha como intenção transferir do imaginário para uma folha de papel a versão de cada um por sí de forma peculiar... E foi lançada a pergunta: “E você, qual seria sua peculiaridade?” Foi aí que os participantes soltaram a imaginação e puderam se representar.


bottom of page