top of page

Sobremesa Literária: Dear White People – Maristela Campos – 20/09/17


Essa Sobremesa Literária foi um encontro que rendeu boas reflexões além de ser um momento de desabafo. A professora Maristela Campos iniciou o encontro perguntando aos presentes quem já tinha assistido à série do Netflix: Dear White People (Cara Gente Branca) - direção de Justin Simien e lançada esse ano. Entre os vários confrades ouviu-se: “eu assisti tudo uma vez só”, e também tímidas declarações de “não assisti nenhum episódio”, com isso notamos que a expectativa geral era de muita curiosidade.


Vimos alguns trechos da série para introduzir o tema das pequenas manifestações de preconceito que cometemos no nosso cotidiano. Afinal, a série surgiu para repensarmos nossas atitudes e alguns discursos que ainda persistem, como nas frases tão cotidianas: “a coisa tá preta”, “inveja branca”, “aquela/e moça/o morena/o” e tantas outras.


Para sentirmos isso, a professora Maristela colocou um trecho da série com uma cena bastante forte e que representa bem a realidade das atitudes racistas de um policial. [Olha o aviso! As próximas linhas vão soltar spoilers!] A cena, se passa em uma festa, que em meio a uma discussão, a polícia chega no local e se dirige diretamente ao personagem negro presente na briga. De forma violenta pede seus documentos. O personagem, que era amigo do anfitrião, sente que o pedido tem segundas intenções e nega. Ao fazer esse movimento o policial levanta a arma e dá a ordem novamente. Com a arma apontada para sua cara ele pega o documento para comprovar que pertence aquele local... Cena muito reveladora e constrangedora.


Essa violência era realmente necessária? Por que o policial só se dirigiu ao homem negro? Como nós reagiríamos no lugar do policial?

Assim, terminamos nosso encontro com a “pergunta epígrafe” da série: Quando você vai perceber o privilégio de ser branco?


Infelizmente, a segunda Sobremesa Literária sobre Dear White People, prevista para 05/10/2017, foi cancelada devido ao luto pelo falecimento do reitor Luis Cancellier de Olivo.


bottom of page